Os curitibanos que permanecem na cidade neste feriadão de Páscoa devem se atentar ao funcionamento de serviços e estabelecimentos neste período.

No transporte coletivo de Curitiba, os ônibus circulam normalmente nesta quinta-feira (14). Na Sexta-feira Santa (15), os veículos seguem tabela horária de domingo. No sábado (16), os ônibus circulam com a programação de sábado; e, no domingo de Páscoa (17), o transporte coletivo tem programação horária de domingo.

Na educação municipal, as escolas e CMEIS ficam fechados na sexta-feira, retomando as atividades na segunda-feira (18).

Na saúde, não haverá atendimento nas unidades básicas nesta quinta-feira e sexta-feira. Nestes dias e no final de semana, quem precisar de atendimento deve se direcionar às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Elas estão localizadas nos bairros Sítio Cercado, Boa Vista, Cajuru, Campo Comprido, Tatuquara, CIC, Pinheirinho e Boqueirão.

Espaço bastante procurado neste período, o Mercado Municipal vai funcionar nesta quinta-feira entre 8h às 18h; na sexta-feira, das 8h às 13h; no sábado, das 8h às 18h; e no domingo, das 8h às 13h – os restaurantes ficam abertos até às 15h.

As feiras livres, sejam elas diurnas, noturnas, gastronômicas e orgânicas, terão ponto facultativo de quinta-feira a domingo.

Os supermercados funcionam na Sexta-feira Santa, mas com horários de feriados e domingos. Funcionamento normal no sábado e ficam fechados no Domingo de Páscoa.

A limpeza pública, em Curitiba, não sofre alteração nesta quinta-feira. Já na sexta não haverá coleta domiciliar. Nesta data serão mantidas a Coleta Seletiva (Lixo que Não é Lixo) – nos locais onde é feita apenas às sextas – e a varrição manual. O trabalho dos garis acontece apenas no anel central, com escala de domingo.

As agências bancárias fecham na Sexta-feira Santa. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e carnês com vencimento no dia 15 de abril poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil aos feriados, ou seja, no dia 18 de abril.

Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Com informações da AEN