*Matéria atualizada às 17h

Foram aprovados em 1° turno de votação, na Câmara Municipal de Curitiba, os planos de carreira para o funcionalismo público municipal. Os projetos avançaram mesmo com os protestos de servidores durante toda a sessão plenária nesta segunda-feira (21).

Ao todo foram seis projetos: um plano de carreira geral; plano para os auditores fiscais; professores da educação infantil; professores do magistério; Guarda Municipal; e procuradores.

As propostas receberam substitutivos, apresentados durante a desta segunda-feira. Esses substitutivos foram aprovados para descongelar os planos de carreiras. Há seis anos, houve a aprovação de suspensão dessas medidas dentro do chamado Plano de Recuperação Fiscal de Curitiba.

As propostas serão analisadas em segundo turno nesta terça-feira (22).

Dentre as mudanças acatadas, o substitutivo geral prevê aumento no número de servidores atendidos de 20% para 40% no crescimento horizontal, que será concedido nos anos pares, com base na quantidade de servidores ativos do cargo, e de 5% para 20% no crescimento vertical, como destacou o líder da prefeitura na Casa, vereador Tico Kuzma (PSD).

A vereadora Professora Josete (PT) disse que a apresentação do substitutivo no mesmo dia de votação prejudicou as emendas.

O presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fachinello (Podemos), explicou que o projeto atual permite o descongelamento e garante que possa ser pago ao longo dos anos.