O retorno das crianças e adolescentes para as salas de aula é o momento de receber novos cadernos, livros e apostilas para o novo ano letivo. Com isso, é comum acumular materiais antigos dentro de casa, que às vezes acabam indo para o lixo.

SAIBA MAIS:



É por isso que um projeto está arrecadando livros e apostilas escolares em diversas cidades do Paraná. O objetivo é reintegrar o material didático ao ciclo produtivo. De acordo com a idealizadora do projeto, Helena Giotto, os produtos doados são reciclados e se transformam em novos materiais.

Apenas em 2023, a iniciativa recebeu 26 toneladas de materiais. A receita obtida com a venda dos itens é destinada aos projetos socioambientais desenvolvidos por alunos e professores, em comunidades locais escolhidas.

Além disso, o processo proporciona a conscientização da comunidade sobre a importância
em realizar o descartar de maneira correta e sustentável, como explica a responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental do Grupo Positivo, Anna Caroline de Souza.

A funcionária pública, Daniela Gallas Mariath, já participou da campanha fazendo a doação de livros da filha. Ela lembra da necessidade de não deixar os materiais guardados se ainda podem ser utilizados.

A campanha já beneficiou o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Cazetta, no Uberaba, com melhorias em suas instalações. Este ano, o valor arrecadado será utilizado em um projeto de benfeitoria em Ponta Grossa (PR), ainda em desenvolvimento.

A ação é permanente e o envio de doações pode ser feito em todas as unidades do Colégio Positivo em Curitiba. Ação também se estende a outras unidades da rede Positivo nas cidades de Londrina, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, no Paraná, e Joinville e Florianópolis, em Santa Catarina.