Tendo novamente Vitor Roque como artilheiro, desta vez no último lance, o Athletico derrotou o Estudiantes, por 1 a 0, nesta quinta-feira (11), em La Plata, na Argentina, e se classificou para a semifinal da Copa Libertadores da América. O gol do atacante de 17 anos, de cabeça, aos 50 minutos do segundo tempo classificou o rubro-negro para enfrentar o Palmeiras em duas terças-feiras, sempre às 21h30: 30 de agosto, na Arena da Baixada; 6 de setembro, no Allianz Parque, em São Paulo.
Num primeiro tempo de muitas faltas (nove cometidas pelo time brasileiro e sete pelo argentino), o Estudiantes teve três boas finalizações: as de Castro e Rogel saíram pela linha de fundo e a de Morel parou no goleiro Bento. O Athletico só teve uma investida, a de Khellven em um cobrança de falta, que forçou o goleiro Andújar a rebater a bola.
A segunda etapa começou com um disparo de Cuello, que passou pouco acima da meta defendida por Andújar. Aos treze minutos, com interferência do VAR, foi anulado um gol de Rollo do Estudiantes, porque Morel estava impedido. Depois da queixa argentina contra a decisão da arbitragem, o jogo voltou a ficar faltoso.
Antes de ganhar a partida nos minutos finais, o Athletico escapou duas vezes da derrota: Bento defendeu após um chute de Morel; e Mauro Méndez, que recebeu na entrada da área, atirou para fora.
A trama do gol contou com três jogadores que saíram do banco de reservas durante a segunda etapa: Terans, Vitinho e Vitor Roque. Terans, que foi escalado aos 47 minutos para cobrar pênalti caso a partida terminasse empatada, avançou pelo lado esquerdo, passando por dois adversários, e tocou para Vitinho, que girou diante de outros dois dentro da área e ergueu para o cabeceio do novamente definidor Vitor Roque, que se antecipou ao goleiro Andújar. Domingo passado (7), o jovem atacante fez dois gols na vitória sobre o Atlético Mineiro, por 3 a 2, pela Série A do Campeonato Brasileiro.
Depois desta classificação dramática na Libertadores, o foco do Athletico é o Flamengo, adversário do time do técnico Luiz Felipe Scolari em duas competições diferentes nos próximos dias: pela Série A, domingo (14), às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro; pela Copa do Brasil, quarta-feira (17), às 21h30, na Arena da Baixada.
COPA LIBERTADORES DA AMÉRICA
Oitavas-de-final, rodada de volta
Quinta-feira, 11/8 – 21h30 – Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina)
ESTUDIANTES DE LA PLATA 0 x 1 ATHLETICO
Gol: Vitor Roque aos 50 minutos do 2º tempo
Árbitro: Andres Matonte, auxiliado por Martin Soppi e Nicolas Tauran, todos do Uruguai
Árbitro de vídeo: Andres Cunha, do Uruguai
Cartões amarelos: Leandro Díaz, Zuqui, Andújar, Godoy, Manuel Castro (Estudiantes), Pedro Henrique, Pablo e Alex Santana (Athletico)
Estudiantes: Andújar; Godoy (Boselli), Rogel, Morel, Lollo e Más; Zuqui, Jorge Rodríguez (Nehuén Paz), Manuel Castro e Piatti (Rollheiser); Leandro Díaz (Mauro Mendez); técnico: Ricardo Zielinski.
Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Fernandinho (Erick), Hugo Santana e Alex Santana (Terans); Canobbio (Vitor Roque), Pablo (Rômulo) e Cuello (Vitinho); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Semifinais
Rodada de ida
30 de agosto
Athletico x Palmeiras (Arena da Baixada)
31 de agosto
Velez Sarsfield x Flamengo (José Amalfitani, em Buenos Aires)
Rodada de volta
6 de setembro
Palmeiras x Athletico (Allianz Parque, em São Paulo)
7 de setembro
Flamengo x Vélez Sarsfield (Maracanã, no Rio de Janeiro)
Todos os jogos no mesmo horário: 21h30.