Em todo o Paraná, ainda havia quase 12 mil residências sem energia elétrica na manhã desta segunda-feira (20), de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel). O desabastecimento foi causado pelos temporais que, no fim de semana, vieram acompanhados de fortes rajadas de vento de mais de 70km/h, além da elevada incidência de raios.

Segundo a Copel, houve uma intensa mobilização de profissionais em todas as regiões do estado para reconstruir parte da rede elétrica danificada e restabelecer o fornecimento de energia nos imóveis desligados. Durante o fim de semana, dois temporais provocaram estragos nas regiões Norte, Noroeste, Centro-Sul e Leste do Paraná. A Copel informou que o Oeste do estado foi atingido por uma nova tempestade, na madrugada desta segunda-feira (20), o que provocou novos desligamentos.

SAIBA MAIS:



As equipes seguem trabalhando em alguns reparos mais complexos, que exigem a substituição de postes e a retirada de árvores da rede elétrica. Em algumas áreas, a mata fechada e a dificuldade de acesso ao local dos estragos, tornam o trabalho mais difícil, de acordo com a Copel.

Até a manhã desta segunda-feira, os municípios mais afetados eram Ponta Grossa, Marechal Cândido Rondon, União da Vitória, e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo a prefeitura de Curitiba, várias atividades de lazer programadas em parques e praças da cidade foram canceladas no domingo.

Com a falta de luz e a demora para restabelecer o fornecimento algumas pessoas contabilizaram perdas de alimentos que estavam refrigerados, como relatou a moradora de Pinhais, Marli Poli de Lima, que ficou quase 30 horas sem energia elétrica.

A comunicação sobre a falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também por meio do aplicativo para celulares, pelo site www.copel.com e pelo número de WhatsApp 41 3013-8973. Se o consumidor estiver sem internet, o aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que fica destacada no cabeçalho da conta de luz.