O velório do Cardeal Geraldo Majella Agnelo, que morreu aos 89 anos, está sendo realizado neste domingo (27) em Londrina.

Dom Geraldo é bispo emérito de Salvador e ajudou a fundar a Pastoral da Criança, junto com Zilda Arns.

A saúde do cardeal se agravou em dezembro do ano passado, quando sofreu um (AVC) Acidente Vascular Cerebral. Ele estava em internamento domiciliar e teve uma piora nos últimos dias, vindo a falecer na madrugada desta sexta-feira (25).

Em carta registrada em cartório em março de 2020, o Cardeal expressou o desejo de ser sepultado em Londrina, onde residia desde 2014.

O arcebispo Dom Geremias Steinmetz acatou o desejo do Cardeal, que será sepultado na Cripta da Catedral Metropolitana, onde estão sepultados outros dois bispos.

O velório conta com a presença de autoridades locais e a expectativa é que bispos e autoridades da Igreja Católica do Brasil cheguem a cidade nas próximas horas.

Na programação, missas serão presididas a cada duas horas, inclusive na madrugada.

A última missa de Exéquias, com corpo presente, será nesta segunda-feira (28), a partir das 10h, seguida do sepultamento às 12h.

Dom Geraldo Majella Agnelo nasceu no dia 19 de outubro de 1933, em Juiz de Fora, Minas Gerais. Foi ordenado sacerdote em 1957. Também foi professor de Filosofia e Teologia. Dom Geraldo foi Bispo Diocesano de Toledo entre 1978 e 1982 e Arcebispo Metropolitano de Londrina de 1982 a 1991.

Em 1999, foi nomeado Arcebispo Primaz do Brasil em Salvador na Bahia e se tornou cardeal em 2001. Dom Geraldo também foi presidente da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2003 a 2007.

* Com informações de Claudia Lima, da CBN Londrina