A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) lamentou a morte do estudante de Medicina Antonio Hashitani durante conflito na Ucrânia. O jovem, de 25 anos, estava voluntariamente no país para auxiliar no combate. A morte dele foi divulgada neste domingo (6) pela imprensa internacional, mas com repercussão nesta segunda-feira (7).

“A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) expressa condolências e solidariedade aos familiares e amigos de Antonio Hashitani, estudante de medicina da PUCPR que lutou no exército da Ucrânia e faleceu em combate na região da cidade de Bakhmut, na última quarta-feira (02). Estendemos nossos sentimentos e forças ao povo ucraniano diante do quadro de violência e guerra que enfrentam. A Universidade expressa, igualmente, afeto a tantos estudantes, professores e colaboradores de nossa Instituição que possuem ascendência ucraniana e mantêm relação com sua pátria de origem”.

O Centro Acadêmico de Medicina Mário de Abreu (CAMMA) e o Diretório Central dos Estudantes da PUC-PR também emitiram notas lamentando a morte do jovem. (leia mais aqui)

Ainda não há confirmação de possível translado do corpo para o Brasil.

Procurado pela CBN Curitiba, o Ministério das Relações Exteriores informou que, “por meio da Embaixada em Kiev, foi comunicado do fato pelas autoridades competentes ucranianas e está em contato com familiares do nacional para prestar-lhes a assistência cabível”. Ainda de acordo com o Itamaraty, outras informações não podem ser divulgadas sem autorização de familiares.

* Matéria atualizada às 18h45