O tornado que atingiu Cascavel, no Oeste do Paraná, nesta quarta-feira (4), teve velocidade de 180 km/h até 250 km/h, considerado de categoria F2. A confirmação é do Sistema Meteorológico do Paraná (SIMEPAR), que avalia as condições do tempo no estado. Os fortes ventos relacionados ao fenômeno causaram estragos na cidade. Árvores, outdoors e postes de energia foram derrubados. Um caminhão tombou. Parte de um silo foi destruído e outro ficou parcialmente destelhado.
O Meteorologista e Coordenador de Operação do SIMEPAR, Marco Antonio Rodrigues Jusevicius, explica que a confirmação da categoria do tornado foi feita com base no diagnóstico dos estragos contabilizados.
Não há referência de tornado anterior na área urbana de Cascavel, conforme a série histórica iniciada em 1997. No Paraná, pelo menos cinco ocorrências de eventos como este foram registrados, nas cidades de Marechal Cândido Rondon, Chopinzinho, Francisco Beltrão, Almirante Tamandaré e Itaperuçu.
Segundo o meteorologista, as regiões Oeste e Sudoeste são áreas mais propensas para esse tipo de fenômeno.
O tornado que se formou em Cascavel teve uma atuação localizada, não chegou a atingir a cidade inteira, apenas uma pequena parte do município. A passagem teria durado cerca de 15 minutos ou até menos, segundo o especialista.
As chuvas começaram em Cascavel por volta das 6h da manhã. Após a tempestade, autoridades iniciaram o trabalho de atendimento à população. Boa parte da cidade ficou sem energia elétrica e os semáforos ficaram desligados. Não há registros de vítimas em Cascavel.