A ação de arrecadação de produtos para doação ao Rio Grande do Sul termina nesta quarta-feira (22) no Paraná. Nos pontos de coleta, o movimento é intenso de pessoas querendo ajudar e de voluntários atuando na separação dos itens. No último balanço divulgado pelo governo do estado, 11,5 mil toneladas haviam sido arrecadadas.

Boa parte dos donativos já foi enviada para o estado gaúcho em centenas de caminhões. A capitã do Corpo de Bombeiros, Luisiana Cavalca, agradeceu o apoio das pessoas que ajudaram na arrecadação de produtos. Para ela, a união é fundamental para ajudar quem tanto precisa.

No comando-geral do Corpo de Bombeiros, em Curitiba, muita gente se disponibilizou a colaborar na separação de donativos. A aposentada Tereza Petrywartha decidiu dedicar parte do tempo para colaborar. Por ser gaúcha, para ela, colaborar nesse momento tem um significado muito especial.

A solidariedade também tem tocado os mais novos. A estudante Gabriela Todt juntou os colegas da faculdade para colaborar com a organização dos donativos. Para ela, a missão é gratificante.

As doações acontecem até às 20h no Corpo de Bombeiros. No local, foi montado um esquema drive-thru para que as pessoas que estiverem com o carro possam deixar os donativos de maneira organizada. Também é possível deixar as doações a pé. Para o aposentado Renato Luiz Cavichiolo, o momento ainda é de colaboração.

A arrecadação do governo do Paraná pode ser feita nas unidades dos Bombeiros de qualquer cidade, além das sedes da Polícia Civil, Instituto Água e Terra (IAT) e espaços da Secretaria de Estado de Cultura.