O temporal que atingiu Curitiba e Região Metropolitana, na tarde deste sábado (3), causou muitos estragos e transtornos à população.

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou ventos de quase 48 km/hora e a estação meteorológica do bairro Jardim das Américas acumulou 58 mm de chuva em apenas 45 minutos.

A média de precipitação para o mês de fevereiro, em Curitiba, é de 139,5 mm, conforme o Simepar. Portanto, choveu quase metade do esperado para todo mês.

O acumulado foi suficiente para causar queda de árvores e galhos, além de alagar ruas da capital.

De acordo com o Boletim de Proteção e Defesa Civil de Curitiba, houve alguns pedidos de atendimento emergencial pela Central 156, pela Defesa Civil, pelo 193, e também pelo Corpo de Bombeiros nos bairros Xaxim, Cristo Rei e Tarumã para atendimento a ocorrências de queda de galhos e árvores. As ruas Rodolpho Senff Júnior, no Capão Raso, e Reinaldo Thá, no Cajuru, ficaram alagadas.

Conforme informações repassadas pela prefeitura, até o momento, não houve registro de pessoas desabrigadas ou desalojadas. A Copel, por sua vez divulgou que há 107 consumidores sem energia elétrica, em Curitiba, devido ao temporal desta tarde. As equipes trabalham para restabelecer o funcionamento o mais breve possível.

Os canais de atendimento as emergências são os telefones:
199 (Defesa Civil), 153 (Guarda Municipal), 156 (Prefeitura Municipal de Curitiba), 193 (Corpo de Bombeiros).