Por causa da invasão de torcedores ao gramado da Vila Capanema, no dia 11 passado, Coritiba e Cruzeiro foram punidos nesta segunda-feira (4) pela 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a determinação de disputarem quatro partidas sem torcida no Campeonato Brasileiro. No caso do alviverde, que já atua sem público há três rodadas, devido a uma medida preventiva sobre o mesmo episódio, anunciada pelo próprio STJD no dia 17, a pena termina nesta quarta-feira (6), no jogo válido pela última rodada da Série A, contra o Corinthians, às 21h30, quando o Couto Pereira vai ter portões fechados novamente. Na Série B de 2024, o alviverde poderá abrir o estádio já na primeira rodada, em abril.

A medida atingiu a presença de torcedores dos dois clubes também fora de casa (neste caso, os espaços destinados aos visitantes foram interditados). O Cruzeiro já “quitou” a pena. Vale frisar que a Procuradoria do Tribunal pode recorrer ao Pleno do STJD se entender que os clubes devem ser punidos com maior rigor.

Também foram aplicadas multas: R$ 51,4 mil ao Cruzeiro (invasão de campo e atraso nos dois tempos de jogo); R$ 44 mil ao Coritiba (invasão de campo e arremesso de objetos ao gramado).