Empresas, estudantes e Instituições de todo o Brasil estão reunidas nessa semana em Curitiba para discutir as principais decisões e o futuro da ciência e tecnologia no Brasil.

O evento faz parte da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem como objetivo apresentar os últimos resultados em estudos científicos de diversas áreas.

Uma das inovações apresentadas na área científica é a substituição do uso do petróleo por meio de resíduos vegetais que são descartados. A pesquisadora em Química do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Simone Canhaci, destaca algumas propriedades em cascas que podem ser utilizadas para substituir o querosene de aviação.

O Paraná é um grande produtor de alimentos e, além disso, a própria população acaba jogando fora resíduos de alimentos que poderiam ser coletados para o propósito da economia circular.

Além de estudos que englobam a ecologia, o evento também convida comércios e grandes empresas a encontrar soluções que promovam o crescimento econômico.

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que apoia com recursos financeiros pesquisas científicas em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas e privadas apresentou recursos que podem ser destinados ao Paraná. O presidente da Finep, Celso Pansera, diz que são R$ 1 bilhão de reais para financiamentos no Sul do Brasil.

Ao todo são esperadas em Curitiba mais de 20 mil pessoas até o dia 29 de julho. São mais de 220 atividades no campus Centro Politécnico da UFPR. O evento é gratuito e aberto ao público.