Conforme o primeiro boletim da Defesa Civil desta quinta-feira (5), subiu para 12 o número de municípios afetados pelos temporais e as fortes rajadas de vento registradas na quarta-feira (4). Quase quatro mil paranaenses foram impactados, as regiões mais atingidas foram o oeste e norte do estado.

Em Curitiba, a prefeitura informou que houve 20 registros de queda de árvores, mas sem vítimas ou desabrigados. Na capital, a precipitação acumulada chegou a 69 milímetros e ventos de 47,5 km/h. Parte da cidade ainda está sem energia. Leonardo Fernandes, morador do bairro Juvevê conta que está sem energia há mais de 10 horas.

A Copel informou que nesta quinta, das 889 mil unidades consumidoras atendidas em Curitiba, cerca de 700 domicílios permanecem sem luz. Em todo o estado, 30 mil residências e unidades comerciais ainda estão desligadas, a maior parte localizada no oeste e norte do estado. A Sanepar, responsável pelo abastecimento de água, informou que houve desligamento dos serviços em função da falta de luz em regiões do oeste paranaense, mas que os serviços estão sendo reativados gradativamente.

Cascavel registrou pela primeira vez um tornado, com classificação F2 e ventos de mais de 200 km/h, dentro da área urbana, desde que a série histórica começou a ser registrada em 1997, como detalha o coordenador de Operação do Simepar, Marco Antonio Rodrigues Jusevicius.

Ao menos sete escolas cascavelenses foram atingidas, com destelhamento de salas e por conta disso as aulas foram suspensas temporariamente. Um caminhão de 18 toneladas que pertence ao exército chegou a tombar por conta dos ventos. Silos de grãos foram destruídos. A prefeitura da cidade, em conjunto com a Defesa Civil estadual presta apoio a população.

Para esta quinta, a previsão é de que o tempo dê uma trégua e o sol apareça na cidade, ajudando no processo de reconstrução, uma vez que no sábado (7) são esperados mais ventos fortes e chuva, com precipitações acima dos 100 milímetros. A Defesa Civil do Paraná informou que até o momento não houve registro de vítimas.