O primeiro dia do Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, trouxe debates sobre desburocratização do setor público e soluções tecnológicas. O encontro acontece na capital paranaense no Expo Barigui, com a participação de pesquisadores, empreendedores do ecossistema de inovação da cidade, representantes do setor acadêmico e de entidades e o público em geral.

Entre os assuntos debatidos no primeiro dia do Smart City Expo Curitiba – nesta quinta-feira (24) – estava o papel do poder público na construção de cidades inteligentes. O presidente do Ibrachina e fundador do hub de inovação Ibrawork, Thomas Law, falou sobre o case de Shenzhen, na China. Ele destacou as inovações implantadas na cidade oriental e a possibilidade de fazer o mesmo no Brasil. Porém, lembrou sobre o desafio de construir cidades inteligentes, com a necessidade de um esforço conjunto envolvendo iniciativa privada e o setor público.

O presidente da Frente Parlamentar Mista do Comércio Internacional e do Investimento na Câmara, deputado federal Evair de Melo, comentou à CBN Curitiba sobre a necessidade de o poder público desburocratizar etapas que criam entraves para investimentos e inovação para as cidades. O parlamentar participou de um debate sobre a implementação das cidades inteligentes no âmbito legislativo federal.

A curadora do Smart City Expo World Congress, Pilar Conesa, comentou sobre os desafios da agenda Smart City gerados pela pandemia e também por conflitos geopolíticos. Pilar destacou as evoluções urbanísticas alcançadas nos últimos anos e os problemas enfrentados pela América Latina em relação às ocupações que acontecem de maneira desordenada.

O Smart City também é a oportunidade para a apresentação de soluções e inovações tecnológicas. Foi o que fez Marcelo Crivano, CEO da Smart Citizen e idealizador da AMA, a plataforma Amigos do Meio Ambiente.
A ferramenta utiliza a tecnologia de redes sociais e influenciadores locais, em microrregiões urbanas, para conectar e remunerar vizinhos. O objetivo é incentivar a colaboração e participação em programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas e compostagem, entre outros. Além disso, o aplicativo promove o engajamento da população para atuar na limpeza e preservação do próprio bairro.

A área de exposição do Smart City Expo Curitiba 2022, que conta com empresas dos setores público e privado, exibe soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo.

Além disso, o Smart City Expo Curitiba 2022 conta 92 palestrantes nacionais e internacionais no congresso. O tema principal do congresso, Society leading the urban future (Futuro urbano liderado pela sociedade), inclui as temáticas Tecnologias Inteligentes para Cidades; Inovação e Negócios Disruptivos; Governança e Cultura das Cidades; Mobilidade Inteligente para o Futuro; e Cidades Sustentáveis. O evento segue nesta sexta-feira (25), com cobertura da CBN Curitiba, a rádio oficial do Smart City Expo.