Dados econômicos divulgados nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam alta de 11,4% entre janeiro e novembro de 2023 no desempenho do segmento de serviços do Paraná em relação ao mesmo período de 2022.

Todas os segmentos do setor de serviços tiveram variação positiva no último ano, com destaque para os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 16,7%, seguidos por transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (12,9%), serviços prestados às famílias (5,2%) e serviços de informação e comunicação (4,4%), além de alta de 7,4% para os demais serviços.

SAIBA MAIS:



Em relação a novembro de 2022, as atividades econômicas ligadas ao setor de serviços tiveram alta de 9,2% no Paraná. O movimento ocorreu em sentindo oposto ao cenário nacional, que registrou queda de 0,3% neste recorte.

Turismo

O crescimento estadual foi exatamente o mesmo registrado para o setor do turismo, que é analisado separadamente pelo IBGE. Apesar de uma pontual variação negativa em novembro, acompanhando o cenário nacional, motivada pelo aumento das passagens aéreas, as atividades turísticas no Paraná acumularam alta de 11,4% nos 11 meses de 2023 já analisados pelo IBGE.

O resultado foi impulsionado pelos aumentos de volume de turistas utilizando os serviços de empresas dos ramos de locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, hotéis, agências de viagens, transporte aéreo e rodoviário ao longo do ano passado. O índice do Paraná de 2023 (11,4%) foi o melhor do Sul do País.

*Com informações da AEN

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Joyce Carvalho