Supermercados automáticos, compra e venda sem precisar sair de casa e totens automatizados nas lojas. A digitalização está cada vez mais presente na vida do consumidor e ganha mais espaço. Ao circular por Curitiba, é possível notar o processo da modernização em diferentes serviços.

É caso, por exemplo, das lavanderias automatizadas. Nesses locais, os atendentes foram substituídos por totens que ofertam o serviço. O cliente leva as peças de roupa, seleciona o tipo de lavagem e efetua o pagamento.

Essa tendência da praticidade é uma demanda da própria população. É isso que Birgit Marsili vem percebendo. Proprietária da lavanderia Briller, ela apostou no negócio da automatização há menos de um ano.

Seja por apartamentos menores sem espaço para lavanderias ou para quem não deseja arcar com os custos de uma máquina de lavar, a população tem aderido às novas tecnologias. Para a professora universitária Juliana Costa Pereira, que utiliza o serviço da lavanderia, o custo é um dos fatores importantes para levar em conta.

A mudança para atendimento automatizado faz parte de um ecossistema maior, que tem com objetivo unir praticidade com a necessidade da população no atendimento a diferentes demandas. Geralmente, a digitalização dos serviços é explorada por startups. No ano passado, Curitiba foi eleita a segunda melhor cidade do Brasil para esse tipo de empresa, segundo relatório da Startup Ecosystem Index Report 2023.

O professor de comportamento do consumidor da Universidade Positivo, Sérgio Czajkowski Júnior, explica que essa é uma tendência que está sendo adotada em muitos locais, pensando na experiência do cliente.

Não são apenas empresas e iniciativas privadas investindo na modernização. Muitos serviços públicos também estão abraçando a automatização. Desde o atendimento virtual para boletins de ocorrência até prestação de serviço médico. Para o especialista, esse é um caminho sem volta.

No setor público, algumas inovações, como a oferta de wi-fi gratuito, a Muralha Digital e os aplicativos Saúde Já, concederam o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo para Curitiba no ano passado.