Mais de 150 mil passageiros devem ser impactados com as novas mudanças previstas para o Inter 2. Segundo corredor mais movimentado da capital paranaense, o eixo vai passar por requalificação do transporte coletivo. Ainda em fase de licitações, as obras devem começar em 2024.

Esse planejamento deve requalificar mais de 38 km de percurso do Inter 2 e do Interbairros II, com impacto em 28 bairros da capital. De acordo com a Prefeitura, a meta principal é um criar um eixo de transporte mais ágil do que a circulação por meio de carros. A reforma prevê faixas exclusivas para os ônibus, além de microdrenagem, pavimentação, iluminação e paisagismo.

O presidente do IPPUC, Luiz Fernando de Souza Jamur, destacou que as mudanças são um alinhamento com políticas ambientais. Ele lembra que o transporte individual não é sustentável.

 

As obras também incluem novas estações e um miniterminal, no Santa Quitéria. A expectativa é de uma redução de 40% no tempo de percurso dos passageiros.

 

Como um dos focos na linha é a sustentabilidade, também serão implantados ônibus elétricos. Foto: IPPUC

Como um dos focos na linha é a sustentabilidade, também serão implantados ônibus elétricos. O arquiteto Silvio Parucker avalia que esses veículos diminuem bastante os ruídos nas cidades, preocupação que é cada vez maior no urbanismo das grandes cidades. Ele conta que muitos barulhos são amplificados por conta dos prédios.

 

Conforme o projeto avança, outros desafios podem aparecer. Como o objetivo é dar prioridade para o transporte coletivo e aumentar o seu uso por parte da população, o sistema também vai precisar comportar novos usuários.

É por isso que o engenheiro civil, Hugo Alexander Martins Pereira, lembra da necessidade de ampliar as linhas que alimentam o Inter 2.

 

O projeto de obras é dividido em diferentes lotes que vão contemplar diferentes áreas do corredor. Nessa última semana a Prefeitura recebeu seis propostas.

SAIBA MAIS:


Aprovado projeto que legaliza parceria entre população e Prefeitura de Curitiba para construção de calçadas

Curitiba inicia quinto teste com ônibus elétrico na próxima semana


Elas devem contemplar obras como a implantação do viaduto entre a Victor Ferreira do Amaral e a Rodovia João Leopoldo Jacomel e também readequação viária na região do Portão e Vila Izabel.

As propostas técnicas serão avaliadas por uma comissão especial de licitação. O coordenador geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento, Marcio Teixeira, explicou que essa é a fase de avaliação.
Com o andamento dos prazos legais, os vencedores devem ser conhecidos em até 45 dias

 

O projeto têm financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São US$ 106,7 milhões em recursos para obras.

Até o fim de 2023 a Prefeitura deve ter todo o conjunto de obras licitadas, com prazo de conclusão de todas as obras 2025.