O leilão do lote 1 do novo pedágio no Paraná é realizado nesta sexta-feira, na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

A disputa envolve 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais entre Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais do Paraná. A empresa ou consórcio vencedor deverá investir pelo menos R$ 7,9 bilhões em obras de melhorias e manutenção. O contrato será de 30 anos.

A CBN Curitiba compilou alguns dos principais pontos de como deve funcionar o leilão nesta sexta-feira.

Segundo Marcelo Cardoso Fonseca, superintendente de concessão da Infraestrutura da ANTT, o primeiro passo a ser tomado nessa sexta vai ser a abertura dos envelopes das propostas de preço.

Vídeo: Marcelo Cardoso Fonseca

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Vai vencer o leilão quem apresentar a proposta de menor tarifa.

Segundo a ANTT a concessão do lote 1 é importante para vários setores e deve ser fundamental para a ligação de boa parte da produção agrícola com o Porto.

Segundo o edital, 344 quilômetros serão duplicados e 210 quilômetros receberão faixas adicionais (terceiras faixas). Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. A expectativa é que a empresa vencedora comece a operar no começo do ano que vem.

Depois dessa etapa deve ser realizado o leilão do lote 2.

Os lotes de 3 a 6 ainda dependem de ajustes em pontos como a configuração do sistema de praças e previsão de contornos. Depois disso, de dois em dois, eles devem ser submetidos ao Tribunal de Contas. Depois da análise e aprovação do Tribunal o leilão ocorre 100 dias após a publicação do edital. A expectativa é que os 4 leilões remanescentes aconteçam no ano de 2024.