O governador Ratinho Junior afirmou que os editais dos novos lotes de pedágio no Paraná colocam fim ao que ele chamou de novela trágica. A afirmação foi dada nesta terça-feira (15), em Curitiba, em um evento de lançamento do Plano Safra. O governador também afirmou que o modelo anterior de pedágio foi muito ruim para o Paraná.

O edital do Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), traz obras para o Contorno Norte e o Contorno Sul de Curitiba, trechos que ainda não tinham sido concedidos à iniciativa privada. A previsão, segundo a ANTT, é de ter o contrato assinado até o final do ano. As obras devem acontecer após o terceiro ano de contrato.

O Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, tem uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,53 km.

Lote 1

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A rodovia também receberá 780 metros de faixas adicionais em dois segmentos, sendo um deles na passagem superior do viaduto para Campo Largo (duas faixas), e o outro na passagem superior do viaduto no entroncamento para Almirante Tamandaré (uma faixa).

Entre as obras, está previsto um novo viaduto do tipo diamante no km 6+920, atual trevo da Coopercarga, e outro no km 12+520, substituindo o trevo da Rua das Amoreiras. Também serão implementadas duas novas trincheiras, uma no km 1+330, no trevo ao término da pista dupla, e outra no km 17+890, substituindo a estrutura já existente.

O lote prevê ainda passagem de fauna entre os km 11 e km 12, e construção de caixa de contenção de líquidos perigosos no cruzamento com o Rio Tanguá e com outros cursos d’água.

O governador também disse que essa concessão de pedágio é o maior projeto em andamento na América do Sul.

Já a concessão do Contorno Sul de Curitiba irá do trevo de acesso para Campo Largo até o entroncamento com a BR-476 (acesso para Fazenda Rio Grande), em uma extensão de 14,6 km. De acordo com o sistema rodoviário federal, este contorno é composto por trechos da BR-277 e BR-376.

Serão implantadas duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido. Também serão alargadas as vias marginais existentes e implantadas novas, próximo ao trevo do Tatuquara.

O leilão deste lote está marcado para o dia 25 de agosto.

Com informações da AEN.