A BR-277 que conecta Curitiba com o interior do Paraná não possui capacidade suficiente para comportar o atual fluxo de veículos, o que acaba acarretando em congestionamentos. Essa foi a avaliação inicial da concessionária Via Araucária, que assume a concessão do Lote 1 de rodovias a partir desta quarta-feira (28).

Durante cerimônia a de formalização do processo de transferência da administração das rodovias nesta segunda (26), o diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santillan, lembrou que os congestionamentos se formam facilmente quando há bloqueios parciais por conta de acidentes.

A solução é a implementação de faixas adicionais na rodovia, mas ainda não há previsão para o início dessas obras, já que antes estão previstas obras emergências para recuperar as características funcionais da via. Os primeiros serviços devem incluir renovação do pavimento na serra de São Luiz do Purunã.

A expectativa da empresa é de que até o terceiro ano da concessão sejam entregues 70 km de duplicação em cinco frentes de trabalho nas BRs 277 e 376. A concessionária confirmou que já está trabalhando para regularizar as licenças ambientais.

A Via Araucária é responsável pelo Lote 1 de rodovias, que engloba 473 quilômetros das rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427 que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais.

Os motoristas que circularem nesses trechos a partir de quarta (28) ainda não serão cobrados nas praças, mas já poderão contatar os serviços emergenciais pelo telefone 0800 277 0376.

Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os valores.
O contrato prevê a implementação de 344 quilômetros de duplicações, 215 quilômetros de faixas adicionais, 32 quilômetros de vias marginais, 27 quilômetros de ciclovia e 63 viadutos e trincheiras.

Entre as principais obras, estão a duplicação total da BR-373, entre Ponta Grossa e Prudentópolis, a duplicação da BR-277 entre Balsa Nova e Prudentópolis e do Contorno Norte de Curitiba entre o trevo de Campo Largo e o acesso a Colombo, além da construção de faixas adicionais no Contorno Sul de Curitiba e obras na RMC.