As obras de revitalização da Orla de Matinhos foram retomadas, nesta terça-feira (16), no trecho de aproximadamente 600 metros entre os balneários de Praia Grande e Flórida. A nova mobilização do canteiro de obras, com a recontratação de operários e equipamentos, tem investimento estimado de R$ 250 mil. O aporte total para a conclusão da área será de R$ 3,5 milhões, com prazo estipulado de 90 dias.

A reestruturação urbanística do local estava sendo discutida desde dezembro de 2022, após pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas uma decisão da 11ª Vara Federal de Curitiba permitiu a continuidade da intervenção, inclusive com parecer favorável do Ministério Público Federal (MPF), de acordo com informações do governo do Estado.

Com isso, o Instituto Água e Terra (IAT) e o Consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelas obras, vencedor da licitação pública, puderam dar prosseguimento ao processo de urbanização do local, com a construção de calçadas, ciclovias, pistas de caminhada e sinalização horizontal e vertical, entre outras benfeitorias.

O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, destacou o momento das obras e também o questionamento inicial sobre a retirada e reposição da restinga, a área de proteção ambiental que consiste na vegetação rasteira na faixa de areia.

De acordo com ele, a obra deve ser concluída em até 90 dias, dependendo das condições climáticas.

Iniciada em junho de 2022, a primeira fase da revitalização Orla de Matinhos atingiu 94% de conclusão em março.

*Com informações da AEN.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata