Estudantes da rede estadual que cursam o Ensino Médio podem aproveitar a oferta de 13 novos cursos técnicos, por meio de uma parceria com o Senai Paraná. A qualificação permite certificação profissional junto com a conclusão do ensino regular.

Serão ofertados cursos técnicos em produção de alimentos, automação industrial, biotecnologia, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas industriais, mecânica, mecatrônica, logística, química e vestuário.

As aulas teóricas acontecem normalmente nas escolas da rede estadual; já as aulas práticas serão ministradas nos laboratórios do Senai. Para isso, os estudantes terão transporte gratuito fornecido pelo Senai.

As matrículas para os cursos já começaram e se estendem até 31 de janeiro nas escolas estaduais que contam a parceria em Curitiba, Toledo, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama, Arapongas, Ampére, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Paranavaí, Pato Branco, São José dos Pinhais, Campo Largo, São Mateus do Sul, Paranaguá, Irati, Pinhais, Telêmaco Borba, Apucarana, Marechal Cândido Rondon e Rio Negro.

Os alunos interessados devem consultar a escola onde cursam o ensino médio e verificar se a unidade é abrangida pela parceria. Os cursos técnicos terão duração de três anos (período correspondente ao tempo do ensino médio) e serão ministrados no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.

*Com informações da AEN

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Joyce Carvalho