As forças de segurança estão distribuindo nos postos fixos e estruturas itinerantes, em média, mais de mil pulseirinhas de identificação de crianças por dia na operação Verão Maior Paraná no Litoral. Do início da temporada, em 16 de dezembro, até a última quinta-feira (4), as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros e agentes da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) distribuíram juntos 20.333 pulseiras, o que representa uma média de 1.070 unidades por dia.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a pulseirinha é a melhor ferramenta para os pais evitarem perder seus filhos na praia. No equipamento é escrito o nome da criança e os nomes e contatos dos pais ou responsáveis, o que facilita muito o trabalho de busca caso a criança se perca, em especial nos dias mais movimentados na areia. A ocorrência de crianças perdidas na praia é uma das mais comuns neste período.
Desde o início da operação, apenas o Corpo de Bombeiros localizou os pais de 390 crianças perdidas através das informações que constavam nas pulseirinhas. Ou seja, apenas essa corporação resgatou, em média, 20 crianças por dia a partir artefato colocado no braço dos pequenos.
Além disso, o Corpo de Bombeiros aconselha que pais conversem com as crianças, orientando para que os pequenos procurem ajuda de um policial ou bombeiro caso não encontre os pais.
O utensílio também é indicado para pessoas com deficiência e mesmo para idosos.
* Com informações da AEN