Foi aprovado em 1ª discussão projeto de lei que prevê adição de mais R$ 2,5 milhões de crédito a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, programa sob coordenadoria da Defesa Civil que foi instituído em maio para operacionalizar o auxílio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

O relator do projeto, deputado Evandro Araújo (PSD), explicou que o crédito adicional é preciso para arcar com despesas de ressarcimento de pessoal envolvido na operacionalização logística das doações destinadas ao atendimento humanitário à crise ocorrida no Rio Grande do Sul.

O pedido para aprovação do crédito adicional é do Poder Executivo, que justificou a possibilidade de aumento do orçamento por conta do superávit registrado no ano passado.

Segundo o Governo do Paraná, a Rede Estadual de Ajuda Humanitária também tem o objetivo de dar assistência emergencial e acolhimento a pessoas que ficam em situação de vulnerabilidade após crises humanitárias, como as climáticas. A ideia é manter a lei para outras necessidades.

O projeto ainda deve passar por mais duas sessões plenárias antes da sanção do Governo do Estado.