A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira recursos para o financiamento do “Programa Mobilidade Sustentável de Curitiba – Projeto Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT do Eixo Leste-Oeste e Sul”.

O empréstimo de 75 milhões de dólares foi apresentado pelo senador Oriovisto Guimarães e recebeu parecer favorável da comissão. A proposta do executivo autoriza a operação de crédito entre o banco americano New Development Bank (NDB) e a cidade de Curitiba.

O projeto prevê a implantação de estrutura de ultrapassagem, reforma dos pontos de ônibus já existentes, além da reestruturação de canaletas exclusivas para ônibus e de também de vias complementares, onde serão implantadas ciclofaixas e estruturas para estacionamento de bicicletas (os paraciclos). Toda essa infraestrutura vai agilizar o deslocamento de quem usa o transporte público da cidade. Como relatou o senador Oriovisto Guimarães.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, que esteve no senado na semana passada para tratar desse financiamento, comentou sobre as ampliações que serão feitas.

O senador Oriovisto também explicou que mesmo com a situação atual das dívidas, o município atende os limites de endividamento definidos nas resoluções do senado federal.

O pedido de urgência, feito pelo senador paranaense, seguiu para votação no Plenário.