Em Curitiba, soltar fogos de artifício com estampido está proibido desde dezembro do ano passado. O decreto que estabelece proibições e penalidades, além da apreensão e destruição do material, ainda prevê aplicação de multas variam de acordo com a gravidade da infração.

Este ano, a Prefeitura de Curitiba publicou um novo decreto que regulamenta a lei que proíbe a soltura de fogos de artifícios com estampido na capital. A nova deliberação determina que os comerciantes orientem os consumidores no momento da compra e também que os estabelecimentos comerciais mantenham um cadastro de quem comprar esses produtos.

A Secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza do Carmo Dias, explicou que o novo decreto não proíbe a soltura de todos os tipos de fogos de artifício.

Marilza também falou sobre as orientações que devem ser repassadas pelos comerciantes aos consumidores.

A secretária de Meio Ambiente também falou sobre as multas que podem ser aplicadas.

E a procura por fogos de artifício aumentou este ano, foi no que relatou o comerciante Leandro Lanza. Ele disse que as vendas estão bem melhores e quase dobraram em comparação as do ano passado, quando havia mais restrições devido à pandemia da Covid-19, e agora as pessoas estão dispostas a comemorar com familiares e amigos a virado do ano.

Em relação aos cadastros o comerciante ressaltou que não há problemas e a que a maioria dos consumidores já trocou os fogos de estampido pelos coloridos, que emitem menos barulho.

Leandro comentou que uma dúvida bem comum é sobre fogos silenciosos, o comerciante falou que esse tipo de artefato não existe, o que tem no mercado são fogos que produzem menos barulho. Ele também explicou que o que é vendido está de acordo com a legislação vigente.

E quem pretende soltar fogos de artifício deve tomar alguns cuidados, desde o momento da compra, como ressaltou a tenente do Corpo de Bombeiros, Ana Paula Bagge.

A tenente também passou orientações importantes em casos de queimaduras com fogos.

O Corpo de Bombeiros orienta que casos de acidentes com fogos de artifícios, as pessoas devem entrar em contato com a corporação pelo número 193 ou ligar para o Samu no 192.