A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curitiba já registra 13.440 casos ativos do novo coronavírus, ou seja, de pessoas com a doença e com potencial de transmissão.

Segundo dados do portal da transparência Covid-19, esse é o oitavo maior número de casos ativos registrados na cidade desde o início da pandemia. O pico de casos ativos aconteceu em 15 de março de 2021, quando 14.271 pessoas tinham potencial de transmissão da doença.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são registrados diariamente na cidade, em média, 3.263 casos do novo coronavírus, um aumento de mais de 82% na comparação com as últimas duas semanas. Essa é a maior média de novos casos diários já registrada na cidade.

De acordo com a secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, cerca de sete mil pessoas são atendidas todos os dias nas unidades de saúde com sintomas de problemas respiratórios.

As duas doenças possuem sintomas bastante parecidos, como coriza, dor de cabeça e dores no corpo, por isso o diagnóstico duplo auxilia na hora do encaminhamento, já que em caso de Covid-19 a pessoa precisa cumprir o isolamento social.

No Paraná o diagnóstico de infeção dupla pelo Flurona foi registrado em uma criança de 10 anos ainda no ano passado. No entanto, a Secretaria de Estado da Saúde afirma que os casos podem se tornar comuns, por isso as medidas de prevenção da Covid-19, que valem também para a influenza, devem continuar sendo adotadas.