Obras de manutenção das rodovias são essenciais para manter as condições das vias em dia para os motoristas que circulam diariamente nestes trechos. Seja em viagem de férias ou para o transporte de cargas, a boa conservação das pistas diminui as chances de congestionamentos e acidentes graves. Para a realização das manutenções, porém, muitas situações exigem bloqueios parciais da pista e mais atenção por parte dos motoristas.
Esse é o atual cenário na Serra do Mar, onde a pista sentido Paranaguá da BR-277 está com uma faixa bloqueada na altura do quilômetro 40, em Morretes, para a realização de obras em ponto atingido por deslizamentos no mês de janeiro. Neste local, ainda há risco de novos desprendimentos por conta das chuvas.
Diante disso, a Polícia Rodoviária Federal reforça a necessidade de cuidados extras por parte dos motoristas que passam pelo trecho. Além do afunilamento das faixas neste ponto da rodovia, a chuva e a neblina são fenômenos frequentes na serra e podem diminuir a visibilidade. O porta-voz da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Maciel Junior, lembra que existem particularidades que exigem atenção dos motoristas.
De acordo com a PRF, uma faixa bloqueada em uma rodovia federal pode causar ao menos cinco quilômetros de filas em até 30 minutos. A espera, que por muitos é respeitada, também é motivo de impaciência por parte de motoristas que tentam escapar dos congestionamentos fazendo o uso do acostamento. O porta-voz também reforça que este dispositivo da rodovia deve estar sempre livre para a passagem de veículos de emergência e não é uma opção de deslocamento para os condutores.
No caso do bloqueio parcial no km 40 da BR-277, em Morretes, foram instalados dispositivos de contenção para evitar novos deslizamentos, mas a expectativa é de que as reformas mais profundas nas encostas sejam realizadas depois que a nova concessionária responsável pelo trecho comece a operar. Até lá, o motorista precisa ser paciente.
Por meio de nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a BR-277 só será liberada novamente quando não houver incidência de chuva.
O departamento reforçou que a medida tem como objetivo ainda proteger os condutores e manter a fluidez do tráfego em períodos de chuva, ao mesmo tempo em que são realizadas as análises para os reparos definitivos do ponto.
A concessionária que vai administrar a rodovia, a EPR Litoral Pioneiro, informou para a CBN Curitiba, por meio de nota, que a ação ainda é de responsabilidade do DNIT, mas confirmou que está acompanhando o desdobramento dos deslizamentos. Confira:
“A Concessionária informa que vem acompanhando o desdobramento dos deslizamentos desde o final de janeiro e que ao assumir a concessão no próximo dia 28 de fevereiro fará uma ampla análise de todo o trecho, inclusive do ponto mencionado na Serra do Mar. A partir disso, os estudos apontarão qual será a melhor obra a ser realizada para a solução definitiva.”