Foi autorizado o primeiro edital licitatório de obras para a escolha da empresa responsável pela construção de 752 casas na Vila 29 de Outubro, no bairro Caximba, na região Sul de Curitiba, nesta segunda-feira. A licitação também engloba a ampliação da Escola Municipal Joanna Raksa, que atende às crianças que moram na região.

A autorização foi assinada pelo prefeito Rafael Greca e pelo governador Ratinho Júnior, em uma parceria estabelecida entre Prefeitura e Governo do Estado, para a publicação dos editais licitatórios.

Greca comentou sobre o número de famílias atendidas com o projeto, que tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento e contrapartida da prefeitura.

O prefeito disse que a mudança vai acontecer num dos locais mais pobres e vulneráveis da capital.

Também faz parte da licitação a ampliação da Escola Municipal Professora Joana Raksa, que terá novas salas de aula, cozinha, refeitório, banheiros, espaços para a prática de esportes, laboratório e biblioteca. Greca falou sobre a infraestrutura que o novo bairro vai receber e também sobre um parque para o cultivo de flores, já que no local não pode haver cultivo para alimentação.

Segundo a Prefeitura, o Projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba (PGRC), será a maior intervenção socioambiental feita recentemente na capital. Ponto ressaltado pelo Governador Ratinho Júnior, que falou sobre a transformação de uma das regiões mais populosas de Curitiba.

Ratinho Júnior falou sobre a doação da área feita pelo Estado e ressaltou o projeto Pirâmide Solar, que será licitado pela Prefeitura de Curitiba, para produzir energia renovável.

Uma particularidade do projeto é a titularidade dos imóveis que ficará em nome das mulheres, mães de família, para proporcionar maior segurança.