A partir da zero hora desta sexta-feira (12) começa a Operação Proclamação da República 2021.

A ação segue até a meia-noite de segunda-feira (15) e visa a livre circulação, a prevenção de acidentes e a promoção da segurança pública.

Segundo Neocleciana Gonçalves do Núcleo de Comunicação Social da Polícia Rodoviária Federal, os esforços estão centrados em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de ocorrência de crimes, de acordo com as estatísticas do órgão.

Em relação à atuação de combate ao crime, as abordagens serão norteadas em informações do serviço de inteligência e na utilização de ferramentas de comunicação com objetivo de prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação.

Importante destacar que o tráfego será restrito para caminhões bitrem, veículos com dimensões excedentes e caminhões cegonha, mesmo os que possuam Autorização Especial de Trânsito (AET) ou Autorização Específica (AE).

Estes veículos estão proibidos de circular nas rodovias federais de pista simples na sexta-feira (12) das 16 às 22 horas, no sábado (13) das 6 às 12 horas e na segunda-feira também das 16 às 22 horas.