O Paraná foi um dos estados atingidos pelo apagão no sistema de energia do país na terça-feira (15). A retomada do serviço aconteceu por completo na região sul após cerca de 6 horas depois do início da interrupção, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou durante entrevista coletiva, que acionou a Polícia Federal para que seja feita uma apuração mais minuciosa sobre as causas do apagão.

Além disso, o ministro pontuou que a situação não estaria relacionada à segurança energética do Brasil.

SAIBA MAIS: APAGÃO ATINGE PARANÁ E DIVERSOS ESTADOS


 Copel afirma que apagão que atingiu o Paraná ocorreu após corte de carga pelo ONS

• Curitiba tem mais de 300 semáforos desligados após apagão nacional


A situação energética foi registrada em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. No Paraná, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) informou que mais de 1 milhão e 70 mil unidades consumidoras tiveram a interrupção do fornecimento de energia. Em nota, a empresa afirmou que recompôs a distribuição nos municípios atingidos próximo do meio dia.

Ministro Alexandre Silveira durante coletiva sobre queda de energia. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A Copel também pontuou que o estado do Paraná foi atingido por um mecanismo de corte de carga, também conhecido com o Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), acionado preventivamente, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. E que este foi o evento preventivo com maior número de desligamentos que atingiu o Paraná.