Moradores de Curitiba registraram na manhã desta terça-feira (15) um apagão de energia elétrica. Os bairros das regiões norte e sul foram atingidos na capital. No Abranches, a ouvinte da CBN Curitiba, Verônica Souza, contou que a queda de energia aconteceu próximo das 8h30.

 

Dados em tempo real da Copel mostram momento da queda de energia. Imagem: reprodução.

Ainda não há informações concretas de quantos bairros foram afetados na cidade, mas em resposta à CBN, a Companhia Paranaense de Energia (Copel), informou que “por volta das 8h30, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) realizou um corte de carga em diversos estados do Brasil, entre eles o Paraná. Esse mecanismo de corte de carga é conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) e atua preventivamente, quando necessário, para evitar impactos maiores no funcionamento do sistema elétrico nacional. O corte de carga provocou o desligamento de energia em diversos estados e, no Paraná, afetou dezenas de cidades. O fornecimento de energia à população do Paraná já começou a ser restabelecido e deve ser concluído em breve”.

SAIBA MAIS: APAGÃO ATINGE PARANÁ E DIVERSOS ESTADOS


Copel afirma que apagão que atingiu o Paraná ocorreu após corte de carga pelo ONS

Curitiba tem mais de 300 semáforos desligados após apagão nacional


Aneel: apagão já atinge ao menos 10 estados. Beth Santos/Agência Brasil

Já o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) , informou em nota que “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW foram recompostos”. A ONS informou ainda que apura a extensão do problema na região sul.O ouvinte da CBN, Vinicius Cunha, relatou que no seu caminho para o trabalho, havia um sinaleiro desativado na região do Centro Cívico.

IMPACTOS NO TRÂNSITO

A prefeitura de Curitiba informou em nota que “a Superintendência Trânsito (Setran) identificou que cerca de 300 semáforos da cidade foram afetados pela queda de energia, por volta das 8h30. Agentes da Setran, GTran, Eptran e do EstaR se mobilizaram para atender os cruzamentos afetados, na medida do possível”. Próximo das 10h, 32 semáforos ainda permaneciam apagados ou sem comunicação.

A CCR Aeroportos confirmou que as operações no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, não tiveram as operações afetadas.

MATÉRIA ATUALIZADA ÀS 10:38