A Polícia Civil do Paraná fez uma operação nesta terça-feira (11) contra um grupo suspeito de criar diversas empresas para fraudar licitações da Sanepar, eles também são suspeitos de entregar serviços com baixa qualidade. No total, são 16 mandados de busca e apreensão.

Segundo a delegada da Polícia Civil, Waleska Souza Martins, a investigação começou há um ano com a ajuda da própria Sanepar.

Segundo a delegada, o grupo criava novas empresas para continuar participando de licitações.

Para a Polícia a população e a própria Sanepar eram lesados por esse grupo.

O grupo atuava em todo o estado do Paraná, mas o principal foco de atuação era em Curitiba e na região metropolitana.

A Sanepar foi procurada pela reportagem da CBN Curitiba e por meio de nota disse que não é parte no processo e colabora com a investigação. A Sanepar também disse que “a Companhia já havia suspendido as empresas depois de identificadas irregularidades no cumprimento dos contratos.

A Companhia encaminhou ainda todas as informações às autoridades competentes para devida apuração, o que motivou a operação da data de hoje.

A Sanepar segue um rigoroso sistema de governança e compliance que se aplica na relação com seus fornecedores. A Companhia tem um Programa de Integridade e um Código de Conduta específicos para Terceiros.

O objetivo é determinar que esses agentes sigam uma conduta ética, a legislação, especialmente a Lei Anticorrupção, e que combatam e denunciem qualquer prática que suscite riscos à integridade da Companhia”.

*Felipe Harmata e Bruno de Oliveira.