A Polícia Civil do Paraná enviou, na manhã deste sábado (11), 30 agentes que vão ajudar na segurança da população do Rio Grande do Sul. O estado foi afetado pelas fortes chuvas que atingiram a região ao longo das últimas semanas. Mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas. No estado, 136 pessoas morreram e 141 vítimas estão desaparecidas.

O grupo se une a outros quatro policiais civis que embarcaram na quinta-feira (9) para o estado. Junto deles, foi enviado um helicóptero e um veículo com outro agente para prestar apoio. A equipe irá permanecer por duas semanas no Rio Grande do Sul e será substituída por outra ao final do prazo. A Secretaria de Estado de Segurança Pública indica que mais de 100 pessoas atuam no estado gaúcho.

A corporação enviou policiais de diversas divisões, como o Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre), do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), entre outras. O grupo foi para o estado em oito viaturas, levando dois botes para auxiliar no patrulhamento das cidades inundadas.

A ideia é que os policiais civis paranaenses ajudem os agentes da corporação gaúcha. Os policiais também poderão ser deslocados para outras ocorrências, como no apoio à busca de vítimas e auxílio na distribuição de suprimentos para a população. O grupo também irá avaliar as maiores necessidades da segurança pública para que o Paraná possa direcionar adequadamente os esforços para a área.

*Com informações da AEN