A programação de shows e eventos no litoral paranaense, durante a temporada de verão, atrai uma grande quantidade de turistas e de pessoas que querem aproveitar essa movimentação, como os ambulantes. E entre eles há criminosos que aproveitam para aplicar o chamado golpe do cartão.

Em 2023, em Curitiba, a Polícia Civil registrou uma série de boletins de ocorrência de vítimas. Por isso, a instituição está orientando a população sobre o risco durante a realização de pagamentos.

Neste golpe, os estelionatários se disfarçam de vendedores e aplicam golpes nos consumidores. No momento em que a vítima vai pagar pela mercadoria adquirida, o criminoso faz a troca do cartão dela por um cartão de um terceiro sem validade, muitas vezes da mesma bandeira e banco.

SAIBA MAIS:



Posteriormente, os criminosos fazem diversas compras no cartão da vítima ou transações financeiras para extrair o máximo de dinheiro possível da conta bancária antes que ocorra o bloqueio. A orientação é para cautela com o uso dos cartões de crédito, observando a todo momento o uso dele na máquina.

O cuidado também deve ser redobrado pelos empresários. A polícia orienta o comerciante se atentar ao golpe da maquininha. Nesta outra vertente, o estelionatário vai até o estabelecimento comercial afirmando que precisa fazer a manutenção da máquina de cartão, e neste momento, instala um aplicativo para ter acesso aos dados dos consumidores.

A orientação é para o comerciante entrar em contato com a empresa responsável e confirmar se a ação é regular.

* Com informações da AEN