As praias do Paraná já começaram a receber os turistas que vão aproveitar o ano novo e as férias de verão. Com previsão de calor intenso em todas as regiões do Paraná para o fim de semana do réveillon, cuidados com a saúde são importantes, independente do destino.
Mas por causa do sol, que é mais intenso nessa época, o principal cuidado deve ser com a exposição excessiva.
Para o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides de Oliveira, um dos principais cuidados é com a hidratação e o uso do protetor solar. Sintomas como dores de cabeça e cansaço podem indicar a necessidade de beber mais água.
Pessoas com idade avançada e as crianças entre 0 e 4 anos têm menor capacidade de regular a temperatura corporal, o que demanda mais atenção nos dias muito quentes. O mesmo acontece com portadores de doenças cardíacas e enfermidades como o diabetes, que podem fazer com que o corpo perca água mais rapidamente.
A combinação da exposição ao sol com a desidratação pode levar à insolação, aumentando a temperatura do corpo, que pode colocar em risco órgãos vitais.
Os primeiros sintomas são tonturas, dor de cabeça e sensação de secura da pele. A primeira medida é levar a pessoa para local fresco e ventilado, e oferecer bebidas frescas.
Em casos de sinais mais sérios, como temperatura corporal extremamente alta, tontura, náusea, confusão mental, é necessário procurar atendimento de saúde.
Para prevenir problemas com queimaduras, a pessoa deve evitar a exposição direta ao sol entre as 10 e 16 horas, dar preferência a ambientes frescos e arejados e sempre utilizar o protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 30.
As pessoas podem buscar atendimento em Curitiba pelo telefone 3350-9000, ou se dirigir à uma unidade de saúde. Já situações mais graves devem ser atendidas em uma das nove UPAs de Curitiba. No caso de impossibilidade de se deslocar à UPA, deve ser acionado o Samu pelo telefone 192.