Depois da liberação sobre os valores de pedágio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Paraná, as concessionárias devem iniciar a cobrança da tarifa no dia 23 de março. No entanto, os motoristas não terão a opção de pagamento com PIX nas praças de pedágio. Ao menos é o que apontam a Via Araucária e a EPR Litoral Pioneiro, que afirmam que devem se adequar à portaria do Governo Federal, que obriga o aceite desta modalidade, mas que vão utilizar um prazo maior para a adequação. A medida entrará em vigor em junho.

Tanto a concessionária responsável pelo Lote 1 quanto a pelo Lote 2 estão realizando a entrega de panfletos informativos sobre o início das cobranças com orientações sobre as formas de pagamento. Os usuários poderão utilizar cartões de débito e crédito, dinheiro e TAGs.

As duas empresas vão promover redução de valores com um programa de Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que tem redução variável, e o Desconto Básico de Tarifa (DBT), que reduz 5% o valor da tarifa para quem usa algum tipo de TAG no veículo.


SAIBA MAIS:


Em nota, a EPR Litoral Pioneiro explicou que “quem usar o programa de Desconto de Usuário Frequente – DUF, vai desembolsar R$10,01 a partir da trigésima passagem dentro do mesmo mês em São José dos Pinhais. Já na praça de Jacarezinho esse valor médio chegará a R$3,01”.

Ainda conforme a empresa, “com 30 passagens no mesmo sentido, dentro do mesmo mês, o beneficiário do DUF na praça de Jacarezinho terá um desconto médio de 75% no somatório das tarifas. Já em São José dos Pinhais, o desconto alcança 56% na média mensal considerando 30 passagens no mesmo sentido dentro do mesmo mês”.

A concessionária Via Araucária também informou que vai praticar os descontos aos usuários frequentes e a redução da tarifa básica. A empresa é responsável pelo Lote 1, que compreende a praça de pedágio de São Luiz do Purunã e outras quatro na região.