A partir de janeiro de 2024, a vacina Covid-19 pediátrica será incorporada no Calendário Nacional de Vacinação. A decisão foi oficializada nesta quinta-feira (14) para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a partir de uma nota técnica do Ministério da Saúde.

A medida foi tomada com base em evidências científicas mundiais e dados epidemiológicos de casos e óbitos pela doença no País, de acordo com o ministério. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a inclusão da vacina no esquema vacinal do público infantil.

A vacina Pfizer passa a ser obrigatória para crianças entre 6 meses e 4 anos. O esquema vacinal será composto por três doses (D1, D2 e D3), sendo que entre a primeira e a segunda a aplicação deve ocorrer com intervalo de quatro semanas, já entre a segunda e a terceira esse espaço deve ser de oito semanas.

As doses para a vacinação deste público já se encontram disponíveis nas 1.850 salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde dos 399 municípios do Paraná. Novas doses serão entregues pelo governo federal e disponibilizadas para as 22 Regionais de Saúde, e, por sua vez, para os municípios.

De acordo com dados do Informe epidemiológico da Secretaria de Saúde, até novembro de 2023, o Paraná registrou 90.455 casos confirmados de Covid-19 em crianças de 0 a 4 anos, sendo que 67 morreram em função da doença.

Atualmente, a cobertura vacinal de 1ª dose para o público de 6 meses a 2 anos de idade é de 21,72% no Paraná; para a população de 3 a 4 anos, 41,12%. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%.

* Com informações da AEN