Atrasos e cancelamentos, extravio de bagagem e falta de suporte ao consumidor. Essas são algumas das principais reclamações dos usuários de companhias aéreas, segundo registro do Procon Paraná. Em 2023 foram mais de 8 mil e 500 atendimentos relacionados a reclamações contra companhias aéreas no estado.

Dor de cabeça que pode frustrar o passeio de muita gente, principalmente no período de férias, quando o movimento nos aeroportos é ainda maior. Diante do crescimento de casos assim, algumas ações por parte do consumidor podem auxiliar a evitar estresse e prejuízo financeiro.

SAIBA MAIS:



No caso do cancelamento de voo quando a pessoa está no aeroporto, a diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, explica que a obrigação da companhia aérea varia dependendo do tempo de permanência do passageiro no local. A empresa é obrigada a oferecer alimentação e até mesmo translado.

Se a assistência material não for disponibilizada, o consumidor deve guardar documentos que comprovem o prejuízo e pode entrar com reclamação no Procon, além de buscar o Poder Judiciário se houver danos morais. Para evitar transtornos maiores, o consumidor também pode entrar em contato com a companhia aérea antes mesmo de se deslocar ao aeroporto para saber se há atrasos ou cancelamentos.

Em alguns casos, os problemas podem ser resolvidos com maior facilidade se o passageiro tomar algumas medidas. Fotografar as malas antes do despache podem auxiliar no caso de extravio ou da quebra do material.

A atenção também é necessária na hora da compra dos bilhetes. Geralmente, são duas opções: a compra pelo site oficial da companhia aérea ou por meio de agências.

No caso da compra em sites de busca, é importante entender que o processo é de responsabilidade do site durante a compra. A partir do momento em que é disponibilizado o bilhete de passagem, casos de cancelamento ou overbooking ainda devem ser resolvidos pela companhia, como explica o professor de Direito do Consumidor no UniCuritiba, Eros Belin de Moura Cordeiro.

Orientações e reclamações podem ser feitas ao Procon pelo site https://www.procon.pr.gov.br/ ou pelo telefone 41 3223-1512.