Nesta sexta-feira, dia 19 de abril, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. A data é celebrada no Brasil desde 1943, após a aprovação de um decreto-lei assinado pelo presidente Getúlio Vargas. Há mais de 30 mil indígenas autodeclarados no estado, de acordo os dados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado tem a 14º maior população indígena do Brasil e a segunda maior da região Sul.
Conforme o levantamento, cerca de 13,8 mil indígenas vivem em terras de demarcação no Paraná. O destaque fica com a Rio das Cobras, na região Centro-Sul do estado, a maior terra indígena paranaense e a 50ª maior do país, com aproximadamente 3.100 pessoas. A segunda maior é a Terra de Mangueirinha, no Sudoeste do Paraná, com quase 2.000 indígenas. Seguida de terras indígenas de Ivaí, com cerca de 1,9 indígenas, Apucarana, com 1,6 pessoas, e Palmas, com 725 indígenas.
O restante da população, cerca de 16,5 mil indígenas, mora fora das regiões demarcadas.
O promotor de Justiça, Rafael Osvaldo Machado Moura, que atua no Núcleo de Proteção aos Direitos dos Povos Indígenas, o Nupin, unidade especializada do Ministério Público do Paraná, falou sobre as etnias predominantes no estado.
Rafael Osvaldo Machado Moura também falou sobre os direitos da população indígena.
O governo do estado reforça as ações e a diversidade dos povos originários no Paraná, com a criação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), no início de 2023, que ampliou os projetos em torno desse público. O trabalho é voltado para garantia de direitos, proteção e fortalecimento da população.