O Paraná teve uma alta de 13% na quantidade de veículos emplacados em 2023, no comparativo com o ano de 2022, segundo números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave). Em todo o ano passado, foram 142.454 emplacamentos de novos veículos automotivos e comerciais leves enquanto que, em 2022, foram 125.697.

Somente em dezembro de 2023, foram 15.965 emplacamentos, contra 12.459 no mês anterior, em uma variação de 28%. O número de veículos novos neste mês teve alta de 15% no comparativo com dezembro de 2022, quando 13.770 carros foram registrados. Em dezembro, foram 12.514 automóveis emplacados e 3.451 veículos comerciais leves cadastrados.

O diretor de um grupo de concessionárias no Paraná, Roger Wolf Pedroso, destacou que o aumento é relacionado à grande quantidade de veículos elétricos produzidos e adquiridos no estado. No Paraná, existem cerca de 1,6 mil carros elétricos circulando, segundo números da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).


SAIBA MAIS:


O estado de São Paulo aparece em primeiro lugar com a maior quantidade de veículos emplacados em 2023, com 579.377. Em segundo lugar, está Minas Gerais, com 510.151. O representante do setor de vendas de automóveis criticou a política de impostos no Paraná, que retirou a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para proprietários de carros elétricos.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná informou que a isenção fiscal para veículos elétricos exigiria uma renúncia fiscal significativa aos cofres públicos. O órgão informou que apenas um estado das regiões Sul e Sudeste concede isenção de IPVA para veículos elétricos.

A secretaria indicou ainda que o aumento da frota de veículos elétricos representa a efetividade de políticas públicas adotadas em favor de matrizes limpas. Por fim, apontou que o estado segue estudando possibilidades de fomento aos setores de fronteira da economia, como veículos movidos a eletricidade ou hidrogênio.