A Defesa Civil do Paraná contabiliza 109 mil pessoas afetadas pelas chuvas no mês de outubro. As ocorrências estão concentradas em 80 municípios, sendo que 22 deles estão em situação de emergência. Os dados estão em boletim divulgado nesta quinta-feira (19).
Ainda segundo a Defesa Civil, 1.849 pessoas permanecem desabrigadas e outras 12.598 estão desalojadas. Foram contabilizadas 11.694 casas danificadas pelos efeitos das chuvas fortes, como alagamentos.
A cidade de União da Vitória, no sul do Estado, é a mais afetada, com quase 10 mil pessoas desalojadas. As vítimas da chuva estão em casas de parentes e de amigos. Ainda há 1,4 mil moradores desabrigados, que estão em abrigos, hotéis e pousadas. Somente em União da Vitória, 4,8 mil casas apresentaram danos.
SAIBA MAIS:
• Paraná vai repassar mais de R$1 milhão para municípios em situação de emergência
• Rodovias têm ao menos oito interdições no PR; caminhoneiros devem evitar trechos
• Paraná abre investigação para apurar venda de cestas básicas doadas
Situação de emergência
Até o momento, 22 municípios estão em situação de emergência, de acordo com a Defesa Civil: Cascavel, Dois Vizinhos, Ivaiporã, Jardim Alegre, Mallet, Mangueirinha, Nova Prata do Iguaçu, Paula Freitas, Paulo Frontin, Peabiru, Pinhão, Pitanga, Porto Amazonas, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, Rio Negro, Roncador, Santa Izabel do Oeste, São Jorge do Oeste, São Mateus do Sul e União da Vitória.