Um levantamento realizado pela CBN Curitiba com os dados do Corpo de Bombeiros aponta que foram registrados, de janeiro a 27 de dezembro de 2023, 61 acidentes envolvendo trens no estado do Paraná. Ao todo nove pessoas morreram nos trilhos durante esse período.

O último incidente aconteceu no dia 23 de dezembro, em Curitiba, quando um homem de 45 anos foi atropelado no cruzamento da linha férrea com a Rua das Carmelitas, no Boqueirão. A vítima teve ferimentos moderados e foi encaminhada ao hospital.

De acordo com Celso Mariano, especialista em trânsito, o desrespeito às leis e a desatenção são os principais fatores para que os acidentes com as locomotivas sejam registrados.

Em março, dois alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) morreram em acidente entre um ônibus escolar e um trem na cidade de Jandaia do Sul, no interior do Paraná. O incidente aconteceu quando o veículo levava os estudantes para casa.

A concessão da Rumo Logística, que opera a Malha Sul, maior ferrovia do Paraná, acaba em 2027. O governo federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estuda prorrogar a concessão, ao invés de realizar uma nova licitação.


SAIBA MAIS:


Sancionada em 2021 no Paraná, a lei 20.650 prevê que os novos contratos “deverão conter projeto de desvios de ferrovias, conforme os Planos e Diretrizes em Regiões Metropolitanas, sob ônus exclusivo das concessionárias, mediante aferição de custos quando dos novos pleitos licitatórios”.

A medida planeja tirar a linha férrea de dentro de Curitiba. Com isso, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel entregou à ANTT um pedido reforçando que o executivo seja ouvido para viabilizar a retirada dos trilhos dos centros urbanos.

Rafael Greca, prefeito da capital, reforçou que a ideia é conseguir um aporte do governo federal para essas medidas.

A expectativa é de que esse tipo de operação possa acontecer com a alteração do contrato atual da Rumo e também com um novo traçado, que vai ser compreendido pelo projeto da Nova Ferroeste, linha férrea proposta pelo governo estadual para ligar por trilhos os estados do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Paraná. Um leilão após a emissão da Licença Prévia Ambiental pelo Ibama está previsto e deve ocorrer em 2025.
A empresa ou consórcio vencedor vai executar as obras e explorar o empreendimento por 99 anos.