No Paraná somente em 2020 foram registrados 470 casos de câncer de laringe, segundo o Instituto Nacional de Cancêr. O tabaco é responsável por 97% dos diagnósticos da doença. O oncologista clínico Dr. Evanius Garcia Wiermann, ressalta as causas desta doença e da algumas dicas de como ela da sinais no corpo.

Nesta quarta-feira, 27 de julho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento desta doença é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, com impacto negativo na sobrevida do paciente. Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

Durante todo o mês de julho, a Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil realizou uma campanha de conscientização sobre a doença, que registra cerca de 23 mil novos casos anualmente, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A cor verde e a hashtag “#julhoverde” foram utilizados para disseminar a informação sobre o tema e atingir o maior número possível de pessoas, com ações na internet, redes sociais e nas ruas. A iniciativa quer estimular a prevenção “boca a boca”, já que a boca é alvo da doença, e dela deve sair a mensagem de alerta.

Também é importante falar sobre os direitos das pessoas com a doença. A advogada especialista em Biodireito, Dra Lara Tinoco, fala sobre o assunto.