O Paraná registrou, em uma semana, 37 óbitos e 34,2 mil casos de dengue, segundo números divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) nesta terça-feira (16). Ao todo, o estado tem 140 mortes e 219 mil casos confirmados da doença desde o início do período epidemiológico, em julho do ano passado.

O boletim apontou ainda que o Paraná tem 451 mil notificações e 97 mil casos em investigação ao longo de nove meses. As regiões de Francisco Beltrão, Cascavel, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina e Toledo registraram óbitos por conta da dengue.

SAIBA MAIS:



Os óbitos confirmados no último boletim aconteceram entre 4 de fevereiro e 2 de abril deste ano. Dentre as vítimas, estão 23 homens e 14 mulheres, que tinham entre 14 e 94 anos. As pessoas eram de 23 cidades diferentes e 27 delas tinham algum tipo de doença crônica, apontou a pasta da Saúde.

As cidades com mais diagnósticos confirmados são Apucarana, com 15,7 mil ocorrências; Londrina, com 15,2 mil; Cascavel, com 14,1 mil; Maringá, que teve 10,5 mil; e Francisco Beltrão, com 6,6 mil. Dos 399 municípios paranaenses, 394 têm registros de dengue.

O governo do Paraná reforça a necessidade de que a população evite o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. A orientação é que as pessoas não mantenham locais onde haja água parada.