O Paraná recebeu um helicóptero para atendimento dos serviços de saúde de urgência em Curitiba, Região Metropolitana e região Sul do estado. A aeronave agregará ao serviço feito pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) do Paraná. A expectativa é que o atendimento inicie na próxima terça-feira (01/08).

Segundo a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, que veio a Curitiba para o lançamento, o serviço vai ter um papel fundamental em acidentes e desastres.

O serviço de resgate da PRF havia sido suspenso desde 2016. Com a nova aeronave, a PRF retoma o atendimento. De acordo com o Anderson Ribeiro, enfermeiro da SESA e operador aeromédico, a ação contribuirá para aumentar o serviço de atendimento de urgência, fortalecendo o apoio ao Sistema único de Saúde (SUS).

SAIBA MAIS


Com sistema de coparticipação dos municípios, Paraná deve chegar a mil profissionais nesta chamada do Mais Médicos, afirma ministra da Saúde


Os profissionais que já atuam na aeronave do BPMOA vão atuar na aeronave da PRF. A nova aeronave é diferente, então a equipe responsável fará uma capacitação nesta quarta, quinta e sexta. De acordo com o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando Oliveira, a ação irá contribuir com a rapidez dos atendimentos.

O helicóptero tem capacidade para oito pessoas e permite, dependendo de cada necessidade, do transporte de um acompanhante. O aéreo incorporado ao serviço de urgência do Sistema Único de Saúde será feito por meio de equipes de médicos e enfermeiros, disponibilizados pela Prefeitura de Curitiba. Atualmente a Secretaria de Saúde do Paraná tem um total de cinco aeronaves operando no estado, sendo algumas da Polícia Militar do Paraná e outras são locadas.