O Paraná deve passar de mil profissionais na chamada do Programa Mais Médicos. A afirmação é da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Ela passou por Curitiba nesta terça-feira (25). Ele veio para a cidade para participar de uma reunião com representantes de 326 municípios e autoridades do Ministério da Saúde. O encontro teve como objetivo reforçar a importância e a continuidade do Programa Mais Médicos e falar da ampliação do atendimento básico de saúde em regiões estratégicas.

Segundo o governo do Estado, das 327 vagas destinadas ao Paraná pelo programa do governo federal, 247 foram preenchidas e 82 estão em processo de ocupação. No total, 2.670 médicos se inscreveram para o programa. Ao todo, o Mais Médicos terá, até o fim de 2023, 15 mil novos médicos em todo País, totalizando 28 mil profissionais.

Segundo a ministra, o aumento no número de profissionais no Mais Médicos no Paraná depende de um sistema de coparticipação com municípios do Estado.

Ainda segundo a ministra, 70% dos profissionais que se cadastram nessa chamada do programa são médicos brasileiros.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Mais Médicos tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS, para tentar diminuir as desigualdades regionais na área da saúde. Além disso, o programa também busca ampliar a inserção dos médicos em formação nas unidades de atendimento. Por isso, além da chamada de profissionais, a ministra disse que o governo federal está em um momento de discussão sobre a formação dos médicos.

Com relação a investimentos, em Curitiba, a ministra disse que as principais demandas estão nas ações de média e alta complexidade.

Além da passagem por Curitiba, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na segunda feira em Ponta Grossa. Ela participou de uma fase de acolhimento também sobre o programa Mais Médicos. 34 profissionais devem participar nesse momento do programa na cidade dos campos gerais.