O Paraná recebeu, nesta quinta-feira (22), o primeiro lote de vacinas contra a dengue. Ao todo, 35.025 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao estado. O lote faz parte das 523 mil vacinas distribuídas para todo o país. No Paraná, 30 cidades das regionais de Londrina e Foz do Iguaçu vão receber os imunizantes. A chegada da vacina estava prevista para agosto, mas foi antecipada.

Inicialmente, poderão ser imunizados pré-adolescentes e adolescentes de 10 a 14 anos. A recomendação do Ministério da Saúde é de que a imunização seja iniciada para crianças de 10 e 11 anos. O secretário de estado de Saúde, Beto Preto, falou sobre a chegada dos imunizantes e explicou sobre a faixa etária que será contemplada.

O modelo de vacinação prevê a aplicação de duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. Os imunizantes para a aplicação da segunda dose ainda serão distribuídos. A vacinação é permitida para pessoas que não tenham tido a doença, diferente de outras versões já existentes no sistema privado de saúde.


SAIBA MAIS:


A pediatra e professora do curso de Medicina da Universidade Positivo, Gislayne Souza Nieto, pontuou que, mesmo que a vacina seja indicada para pessoas que tenham entre quatro e 60 anos, não há imunizantes suficientes para toda a população a princípio. Mesmo assim, ela apontou a necessidade da imunização.

A vacina é elaborada a partir de vírus vivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que são enfraquecidos de maneira controlada. Dessa maneira, o organismo responde criando uma reação rápida em casos de contaminação. A médica falou sobre a eficiência do imunizante.

No Paraná, os imunizantes serão distribuídos, inicialmente, nas cidades de Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assaí, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia.