O governador do Paraná, Ratinho Junior, disse que o crescimento da economia do estado é um dos fatores para aprovação em pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (11). O levantamento mostra que o governo tem aprovação de 79% dos paranaenses. A desaprovação chega a 17% dos eleitores paranaenses. O desempenho de Ratinho é positivo para 59%, regular para 30% e negativo para 7%.

Na economia, 27% dos entrevistados consideram que a situação do Paraná melhorou nos últimos 12 meses, índice seis pontos percentuais acima da avaliação sobre a economia nacional (21%). Para 45%, a situação estadual ficou igual (contra 27% na avaliação nacional e 42% na avaliação pessoal). E para 23% a situação piorou (contra 49% na avaliação nacional e 34% na pessoal). Ao analisar a sua própria situação financeira, 24% consideram que a ela melhorou.

SAIBA MAIS:



A pesquisa indicou ainda que a área mais bem avaliada no estado é a Educação, com 63% de aprovação, seguida por Geração de Emprego e Renda (60%). Ratinho Junior atribui falou que o modelo cívico-militar, que ainda funciona no estado, também contribui para a aprovação do governo.

A pesquisa Genial/Quaest ainda perguntou aos entrevistados como o eleitor vê seu estado em relação aos demais, e constatou que 74% consideram que o Paraná está melhor do que outros estados, contra 15% que pensam o contrário. Na opinião de 52%, o estado está melhorando, contra 36% que consideram que está igual e 10% que veem piora. Ainda conforme o levantamento, 50% relatam que têm ouvido mais notícias positivas do que negativas sobre o governo estadual, enquanto 33% dizem que não têm visto notícias e 14% informam ouvir mais notícias negativas.

A Pesquisa Quaest avalia as gestões estaduais e federal no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Ratinho Junior é mais bem avaliado do que Romeu Zema (62%) e Tarcísio de Freitas (62%).