O Paraná abateu cerca de três milhões e oitocentos mil toneladas de frango este ano. Isso representa um terço de todas as aves produzidas no país e mostra um aumento de 4,3% em relação às aves processadas ano passado. Ao todo, o Paraná produziu mais de quatro milhões e oitocentos toneladas de carne de frango, porco e boi nos três primeiros trimestres de 2022, de acordo com dados do IBGE.
Nos três primeiros trimestres do ano, mais de quatro mil aves foram abatidas por segundo em todo o Estado, resultando em mais de um bilhão e meio de frangos. No Brasil, o abate de frango chegou a quatro bilhões e seiscentos mil cabeças no período, com a produção de onze milhões de toneladas.
Em relação aos suínos, foram abatidos mais de oito milhões de animais entre janeiro e setembro, 20% da quantidade nacional, que foi de mais de quarenta e dois milhões de cabeças. Com participação menos expressiva, o Paraná processou, neste período, duzentos e quarenta e cinco mil toneladas de carne bovina, com o abate de novecentos e sessenta e cinco mil cabeças. No Brasil, foram vinte dois milhões de animais abatidos, que somam quase seis milhões de toneladas de carne.
Além da pecuária de corte, o Paraná produziu mais de duzentos e oitenta duzentos e oitenta milhões de dúzias de ovos e também adquiriu mais de dois bilhões e meio de litros de leite cru.